عربي - Deutsch - Française - Português - Español - - Italiano - русский

Chat ao vivo

Chat ao vivo

Se quer colocar qualquer pergunta acerca do Islam!

Como se verter ao islamismo?

Como se verter ao islamismo?

Nos estamos do seu lado em qualquer tempo, Coloque a sua questao e nos as respondemos gracas a Allah

Louvado seja Allah. Nós Lhe agradecemos e buscamos a Sua ajuda e diretriz. Buscamos refugio junto a Ele quanto aos malefícios das nossas almas e as maldades das nossas ações.Aquele a quem Allah encaminhar, ninguém o pode desviar, e quanto aquele a quem desviar, ninguém pode pô-lo no caminho certo. Presto testemunho de que não há divindade além de Allah, Único, sem parceiros. Presto testemunho de que Muhammad é o Seu servo e mensageiro, que Allah o abençoe e lhe dê paz, bem como aos seus familiares, seus companheiros e seus seguidores, amem.

O Islam convoca sempre para a limpeza da alma e o amor mutuo entre as pessoas. Dessa forma, elas conseguem se unificar. O primeiro grau de amor é o amor a Allah Ta´ala. Ele descreve os crentes como aqueles cuja maior preocupação é amar a Allah: "Os crentes só amam fervorosamente a Allah." (2: 165)

O amor absoluto é mais forte que a riqueza, a gloria, os filhos, o mundo com tudo o que possui, porque Allah Ta´ala, é o Dono de todas essas dádivas. O sinal do amor a Allah é seguir o Rassulullah. Isso é esclarecido pelas palavras de Allah Ta´ala: "Dize: Se verdadeiramente amais a Allah, segui-me; Allah vos amará e perdoará as vossas faltas." (3: 31)

O amor a Allah não se restringe à língua. Deve ser acompanhado com o seguimento de Rassulullah. Ibn Kassir(R)disse: "Esse versículo condena todo aquele que alega amar a Allah, mas não segue os ensinamentos do Muhammad."

O Profeta disse: "Quem praticar um ato que não esteja de acordo com os nosso ensinamentos, será rejeitado". O segundo grau do amor é o amor ao Rassulullah, porque ele é a nossa honra, nossa gloria, nosso exemplo e quem merece a nossa consideração. Ele passou toda a sua vida orientando as pessoas.

O amar o Rassulullah faz parte da fé. Ele disse: "Só será verdadeiramente crente quem me amar mais do que a si próprio, a seus bens, a seus filhos e a todas as outras pessoas". Como podemos alcançar isso? Através da boa palavra. Allah Ta´ala ordenou ao Profeta, dizendo: "E dize aos Meus servos que digam sempre o melhor." (17: 53) E disse: "Falai ao próximo com benevolência." (2: 83)

Essas palavras foram dirigidas aos Judeus, que foram ordenados a falarem com benevolências às pessoas. O melhor que se diz na face da terra é aquilo que aproxima as pessoas de Allah Ta´ala. Por isso Ele disse: "E quem é mais eloqüente do que quem convoca(os demais) a Allah, pratica o bem e diz: Certamente sou um dos muçulmanos?" (41: 33)

Os exegetas disseram que se trata da convocação para a religião de Allah Ta´ala. Dentre os meios que levam a esse amor, é o perdão e a generosidade, duas características do honorável Profeta. O al-Qur´an diz: "Que reprimem a cólera;que perdoam o próximo." (3: 134)

O reprimir a cólera, sozinho, não é suficiente. O individuo pode reprimir a cólera, mas conserva o ódio no peito. Allah, porém, disse depois: "que perdoam o próximo". Então, a generosidade não está na distribuição de riqueza, mas no perdão aos que erram, e que são também benevolentes. Isso é classificado como o mais ato grau de benevolência. Allah Ta´ala, disse ao Seu Profeta: Perdoa os generosamente." (15:85)

Um dos métodos que gera o amor é espalhar a paz. O Rassulullah disse: "Por Aquele em cujas Mãos está a minha alma, não entrareis no Paraíso se não tiverdes fé antes de vos amardes mutuamente. Quereis que vos indique algo que, se o fizerdes, amareis uns aos outros? espalhai a paz entre vós." (Muslim)

E disse: "Montar-se-ão, para uma certa comunidade dentre as pessoas, cadeiras ao redor do Trono, no Dia da Ressurreição. Seus rostos serão tão brilhantes quanto à lua cheia. Os indivíduos terão medo, e eles não terão. Serão os preferidos de Allah, não serão presas do temor nem se entristecerão. Será perguntado: Quem são esses, ó Rassulullah?" Ele responderá: "São os que se amam por Allah Ta´ala". O amor entre as pessoas é sinal de fé.

O Rassulullah disse: "Há três qualidades; e quem as tiver, testará o sabor da fé: a primeira é a de quem ama a Allah e Seu mensageiro acima de tudo; a segunda é a de quem ama os outros por amor a Allah; e a terceira é a daquele que abomina retornar à incredulidade, depois de Allah tê-lo resgatado dela, pois ele abomina ser arrojado no Inferno."

Portanto, devemos nos amar mutuamente, para que sejamos salvos, no Dia da Ressurreição, e estarmos dentre os indivíduos que estarão à sombra de Allah, quando não haverá outra sombra além d´Ele, duas dos quais são os que se amam por amor a Allah; eles se juntam para aprazerem a Ele e se separam para aprazê-Lo. Servos de Allah, temei a Ele, pois o Profeta  disse:

"A pessoa arrependida é amada por Deus, e quem se arrepende de um pecado é como se não o tivesse cometido."