عربي - Deutsch - Française - Português - Español - - Italiano - русский

Chat ao vivo

Chat ao vivo

Se quer colocar qualquer pergunta acerca do Islam!

Como se verter ao islamismo?

Como se verter ao islamismo?

Nos estamos do seu lado em qualquer tempo, Coloque a sua questao e nos as respondemos gracas a Allah

Todos os louvores pertencem a Allah, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre o Profeta Muhammad, sua família e todos os seus companheiros.

O Islam dá grande importância à educação da juventude para que alcancem sublimes e elevadas boas maneiras, e por sua vez longe de todo comportamento ruim.

O Profeta Muhammad [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] explicou à sua nação o procedimento adequado para cada situação, mesmo durante a guerra, onde proibiu que se matassem as mulheres, crianças e idosos, também proibiu a agressão aos monges que estão em seus templos aos agricultores, assim como também proibiu mutilar os corpos.

O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] também ensinou a sua nação as boas maneiras no comer, beber, vestir, dormir, relações conjugais e como deve ser o relacionamento entre os esposos. O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] ensinou a sua nação como se comportar no banheiro. Salman [que Allah se compraza com ele] nos disse: Algum dos politeístas disse: Eu vi o seu companheiro [o Profeta] os ensinando. Inclusive os ensinou sobre os excrementos. Ele disse: Sim, nos proibiu higienizar [partes íntimas] com a mão direita, que orientássemos no sentido da Qiblah [no banheiro], nos proibiu a utilização de esterco ou ossos [para nos limpar] e disse: Nenhum de você deve se higienizar com menos de três pedras”. [Muslim].

O Islam é a única religião que ensina um estilo de vida completo e organiza todos os assuntos e aspectos da vida cotidiana. Não é um sistema concebido pelo homem, mas um sistema divino que leva a seus seguidores para a prosperidade e a tranquilidade nesta vida, e alcançar o paraíso eterno na vida futura. Allah diz: “Nada omitimos no Livro...” (Surah Al-An’am 6: 38).

Estas boas maneiras proféticas tiveram um grande impacto sobre as almas, foram à base de uma geração que a história já tinha visto; a veracidade, castidade, piedade, pudor, modéstia, generosidade, força, coragem, solidariedade, apoio aos oprimidos, etc.

A fraqueza que aflige a nação islâmica hoje em dia, decorre do descuido e a negligencia destas boas maneiras. Se os muçulmanos conseguirem se libertar da escravidão do imitar outros povos e recuperar a sua identidade, recuperar a honra e dignidade. Quando os muçulmanos entenderão isto?

Apresentaremos a seguir algumas das boas maneiras que um muçulmano deve ter com o seu Senhor, sua religião, seu Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele], consigo mesmo, com as pessoas ao seu redor, com os animais e o meio ambiente.

1. A intenção

O muçulmano sabe que a intenção é de vital importância, na verdade, a aceitação de todas as ações depende da intenção com que são realizadas. Se a intenção por trás da obra é para agradar a Allah, então elas serão aceitas. No entanto, se a intenção das obras só foram conseguir o benefício mundano, por exemplo, ser elogiado pelas pessoas para ser admirado ou reconhecido, esta intenção está corrompida e, portanto, essa ação será rejeitada. O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] disse: As obras são de acordo com as intenções, cada um será recompensado de acordo com a intenção com que a realize”. [Bukhari e Muslim].

2. As boas maneiras para com Allah

  • O muçulmano sabe que Allah é seu Criador e Sustentador. Ele concedeu a toda Sua criação Seus favores e graças que possui. Ele o protegeu do mal e, portanto, o servo deve ser educado e agradecido com seu Senhor.
  • Dentre as boas maneiras que um muçulmano deve manter com o seu Senhor, está a de cumprir as leis reveladas, realização todas as obrigações e se afastando de todas as proibições.
  • O muçulmano não deve se rebelar ou se opor às ordens do seu Senhor. Allah diz: “Não é dado ao fiel, nem à fiel, agir conforme seu arbítrio, quando Allah e Seu Mensageiro é que decidem o assunto”. (Surah Al-Ahzab 33: 36). E mais: “A resposta dos fiéis, ao serem convocados ante Allah e Seu Mensageiro, para que julguem entre eles, será: Escutamos e obedecemos!”. (Surah An-Nur 24: 51).
  • Outra obrigação é a gratidão e o agradecimento pelas bênçãos recebidas de Allah, isto é obtido recordando-O regularmente, buscando continuamente Sua ajuda, temendo Seu castigo, desejando a Sua recompensa, recitando frequentemente Seu livro e refletindo cuidadosamente cada ação por menor que seja ela.

3. Boas maneiras com o Alcorão

Um muçulmano deve se comportar respeitosamente quando se lida com o Livro de Allah, glorificando-O, e dando-lhe prioridade sobre todas as outras palavras. O muçulmano deve cumprir todas as suas ordens. Quando recitá-lo deve considerar o seguinte:

  • Recitá-lo em um estado de pureza ritual, orientado para o Qiblah[1].
  • Refletir sobre o significado de suas ayas [versículos].
  • Recitá-lo com a intenção de realizar um ato de adoração e com a intenção de agir de acordo com seus ensinamentos e não superficialmente.
  • Devem-se aprender as regras da recitação.
  • A recitação deve ser serena e melodiosa.
  • Embelezar a voz ao recitá-lo se submetendo e se entregando aos ensinamentos deste maravilhoso Livro.

4. As boas maneiras pertinentes com o Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele]

O muçulmano deve ser respeitoso para com o Profeta Muhammad [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele], porque ele foi o selo da profecia e foi enviado para tirar a humanidade das trevas da idolatria, para a luz do monoteísmo. Algumas das boas maneiras com relação ao Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] são:

  • Obedecê-lo em todas as suas ordens e abster-se de tudo o que ele proibiu.
  • Amá-lo.
  • Seguir sua Sunnah, o imitando na sua conduta e nos seus ensinamentos.
  • Colocar em pratica seus julgamentos e decisões em todas as áreas da vida,  especialmente em caso de litígio, porque Allah disse Seu Livro: “Qual! Por teu Senhor, não crerão até que te tomem por juiz de suas dissensões e não objetem ao que tu tenhas sentenciado. Então, submeter-se-ão a ti espontaneamente”. (Surah An-Nisa’ 4: 65).
  • Amar aqueles que o seguem e odiar seus difamadores e inimigos.

5. As boas maneiras consigo mesmo

Um muçulmano deve sempre permanecer no caminho de purificação e elevação espiritual, para que assim não se torne um escravo de seus próprios desejos e paixões. Allah elogiou aqueles que reprimem seus desejos e se controla constantemente: “Bem-aventurado é aquele que purifica (a alma), e desventurado quem a corromper”. (Surah Ash-Shams 91: 9-10).

Um muçulmano não é perfeito nem infalível, portanto, comete erros e pecados, mas apesar disso, combate seu ego para se afastar de tudo isso. Quando é superado pelos desejos e comete um pecado, não deve se desesperar da misericórdia de Allah, mas em vez disso, deve se voltar para Allah arrependido daquilo que cometeu. Deve se culpar pela desobediência que o comprometeu purificando sua alma para não cair nela novamente. O arrependimento sincero possui três características:

  1. Fugir do pecado.
  2. Arrepender-se de tê-lo cometido.
  3. Ter a firme determinação de nunca mais cometê-lo no futuro.

Quando um muçulmano se arrepende sinceramente, Allah aceita o arrependimento e perdoa o seu pecado. É relatado no Alcorão: “Ó fiéis, voltai, sinceramente arrependidos, a Allah; é possível que o vosso Senhor absolva as vossas faltas e vos introduza em jardins, abaixo dos quais correm os rios”. (Surah At-Tahrim 66: 8).

6. Boas maneiras com as demais pessoas

O muçulmano deve se comportar corretamente em relação às outras pessoas. Cada pessoa tem um direito individual que deve ser cumprido:

  • O muçulmano obedece a seus pais em todas as instâncias, exceto naquilo que seja uma desobediência a Allah. Os honra, respeita, lhes expressa e demonstra bondade. Não levanta a voz, praguejar ou profere insultos, deve ser bondoso e amável com eles da melhor maneira possível, e paga as suas despesas se necessário for.
  • O muçulmano sabe que seus filhos têm direitos sobre ele, começando no escolher uma boa mulher como esposa para cuidar deles. Oferece-lhes uma educação apropriada e cobre com todas as suas despesas. Deve ser misericordioso e amável com eles até que eles crescem e se tornem independentes.
  • O muçulmano aceita que sua mulher tenha direitos sobre ele. Allah diz: Porque elas tem direitos equivalentes aos seus deveres...”. (Surah Al-Baqarah 2: 228). Entre as corretas condutas e boas maneiras que o marido deve ter com sua esposa são:
  1. Paciência, tolerância e compaixão, porque o Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] disse: “Eu vos aconselho que trateis bem as mulheres, já que a mulher foi criada de uma costela torta e a parte mais torta da costela é a parte superior. Se tentar endireitá-la a quebrará, e se a deixas, seguirá torta. Os aconselho então, que tratem de forma adequada as mulheres”. [Bukhari e Muslim].
  2. Mantê-la economicamente é uma obrigação islâmica.
  3. Ter uma boa relação já que o Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] disse: O melhor de vocês é o que melhor trata a suas esposas”. [Ahmad e Tirmidhi].
  4. Amá-la e respeitá-la, porque o Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] disse: Que nenhum crente repudie uma crente. Pois se odeia dela alguma característica, seguramente se satisfaz de outra [característica]”. [Muslim].
  5. Ser justo.
  6. Agradá-la sexualmente.
  7. Manter os seus segredos.
  8. Não mencionar ou criticar os seus defeitos e limitações.
  9. Ensinar a ela o Islam, lhe ordenar o bem e proibir o mal.

10. Brincar e se divertir com ela. ‘Aishah [que Allah se compraza com ela] narrou: Tive a chance de viajar com o Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] quando era jovem. Ele pediu para as pessoas que continuassem viajando e tomassem a nossa frente e disse: “Vamos fazer uma corrida”, fizemos e eu ganhei. Depois de algum tempo, quando eu já tinha ganhado alguns quilos, durante outra viagem ele pediu que as pessoa se adiantassem a frente dele e disse: “Vamos fazer uma corrida”, fizemos e desta vez ele ganhou, logo depois riu disse: “Esta é a compensação daquela primeira” [Ahmad e Abu Daud] . Este é o profeta do Islam, e é assim que ele brincava e se divertia com sua esposa.

O muçulmano deve ser gentil com sua família, deve manter fortes laços familiares, sendo bondoso com eles mesmo quando eles o abandonem. Deve ser amável com eles mesmo se forem cruéis com ele. Deve respeitar os mais velhos, mostrar misericórdia pelas crianças, visitar os doentes e confortar os aflitos. Allah diz: “Concede a teu parente o que lhe é devido, bem como ao necessitado e ao viajante, mas não sejas perdulário...”. (Surah  Al-Isra’ 17: 26).

7. Os direitos do vizinho

Os vizinhos no Islam têm direitos semelhantes aos da família. Entre esses direitos está o ser gentil com eles, não prejudicá-los, ser generoso com eles, sempre receber-los com um sorriso. Devem ser visitados e dar-lhes presentes. Sempre mostrar respeito, honra e nunca zombar deles. O Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele] disse: O anjo Jibril tanto me aconselhou sobre a bondade devida aos vizinhos, que ate pensei que iriam ter direito a parte da herança”. [Bukhari e Muslim]. Ele também disse [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele]: Quem crê em Allah e no Ultimo Dia, que seja generoso com seu vizinho”. [Bukhari e Muslim].

8. Os direitos do muçulmano

O muçulmano tem muitos direitos sobre seus irmãos muçulmanos, incluindo:

  • Cumprimentá-lo quando o encontra dizendo Assalamualaikum ua rahmatullaahi ua barakaatuh” e responder à saudação com as palavras “’Alaikum salam ua rahmatullahi ua barakatu”.
  • Quando um muçulmano espirra deve dizer: “Al-hamdulillah” [ou seja, todos os louvores pertencem a Allah], e o outro deve responder: iarhamukAllah”[ou seja, que Allah tenha misericórdia de ti], e o que espirrou contesta dizendo: iahdikumullaahu ua uslihu balakum” [quer dizer, que Allah te guie e purificar a sua condição].
  • Devemos amar nosso irmão muçulmano da mesma forma que amamos a nós mesmo.
  • Devemos dar apoio ao muçulmano toda vez que ele necessitar de ajuda.
  • Devemos aconselhar o muçulmano sempre quando ele solicitar.
  • Devemos visitar aos muçulmanos doentes e acompanhar seu cortejo fúnebre, quando ele morre.
  • Devemos tratar o muçulmano com humildade e não arrogante com ele.
  • Não devemos fazer fofocas e tirar sarro de outros muçulmanos, como tão pouco nem é permitido enganá-los, amaldiçoá-los, invejá-los, odiá-los, desconfiar deles, espioná-los ou abandoná-los.
  • Devemos perdoar e esquecer os erros dos muçulmanos e ocultar tais comportamentos.  Devemos defendê-los na sua ausência e ser justo na sua presença. Devemos tratar os muçulmanos como gostaríamos de ser tratados. Devemos ter ainda mais respeito quanto se tratar dos idosos e mais compaixão se for uma criança.

9. As boas maneiras com aqueles que professam outras crenças e religiões

Um muçulmano é um inimigo daqueles que não crêem em Allah e em Seu Mensageiro [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele], e jamais toma como aliados. Ainda que um muçulmano não possa aceitar a incredulidade, ele jamais deve oprimir um incrédulo, pelo contrário, deve ser sempre respeitoso e jamais prejudicar sua vida ou propriedade enquanto este incrédulo não combater os muçulmanos.

O muçulmano deve ser tolerante e compassivo com os incrédulos, ajudá-los e alimentá-los quando padecem de fome, dando-lhes de beber quando sedentos, curando-os quando estão doentes. Disse o Profeta [que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele]: O Mais Misericordioso (Allah) terá Misericórdia com aqueles que são misericordiosos. Seja misericordioso para com aqueles que estão na terra, e terá misericórdia com vocês quem Esta no Céu”. [Ahmad].

10. Os direitos do meio-ambiente

Centenas de anos antes da criação de organizações de proteção dos animais e do meio ambiente, o Islam deu aos animais e ao meio-ambiente notáveis direitos:

  • Alimentar os animais sempre que eles se encontram com fome.
  • Ser misericordioso com os animais, não sobrecarregado com o peso nem os utilizar como alvos de caça esportiva.



[1] Orientar-se para Qibla não é uma obrigação ao contrario com relação pureza.